Os 10 Maiores Recordes de Bilheteria do Cinema De Sempre!

Confira os títulos mais lucrativos das telonas!

Com a chegada dos serviços de streaming e a possibilidade de ver filmes na segurança do próprio lar, muitas pessoas podem pensar que os cinemas morreriam com o tempo, mas isso definitivamente não foi o caso. Poucas coisas nessa vida se comparam a sensação de ver obras através das telonas e milhões de pessoas lotam salas de cinema até os dias de hoje para poderem vivenciar isso.

Mas, não é de agora que a paixão pelo cinema toma o coração do grande público e, com isso em mente, separamos os 10 maiores recordes de bilheteria do cinema de todos os tempos para que você possa saber quais foram os que renderam mais ao bolso de seus produtores! Preparado para descobrir se seu filme favorito está entre eles?

Os vingadores (2012)

YouTube vídeo

Abrindo a lista de filmes recordes de bilheteria do cinema, temos o primeiro filme dos Vingadores que marcou toda uma geração ao reunir diversos super-heróis queridos na telona. O longa teve um orçamento inicial de 220 milhões de dólares e arrecadou 1,518 bilhão, sendo inquestionável seu sucesso.

Na trama, o vilão Loki (Tom Hiddleston), irmão de Thor (Chris Hemsworth), rouba um objeto místico de uma agência secreta que promove a paz chamada S.H.I.E.L.D. e o agente Nick Fury (Samuel L. Jackson) reúne os maiores heróis da Terra para tentar impedi-lo. Será que eles conseguirão trabalhar juntos para salvar o planeta?

O rei leão (2019) – Arrecadação

YouTube vídeo

O Rei Leão foi uma releitura do clássico animado da Disney lançado em 1994 e, por mais que tenha dividido a opinião dos críticos quanto a sua qualidade, levou muita gente para os cinemas arrecadando um total de 1,662 bilhão de dólares contra um orçamento de 260 milhões sendo um recordes de bilheteria do cinema.

Aqui acompanhamos a saga vivida por Simba, o filhote de Mufasa, o leão rei da selva. Scar, tio de Simba, deseja roubar o trono para si, então acaba provocando a morte de Mufasa e deixando o protagonista órfão e tendo que se virar sozinho pela floresta. Mas, com a ajuda de Timão e Pumba, o pequeno filhote consegue crescer e retornar para reivindicar o seu lugar de direito.

Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros (2015)

YouTube vídeo

Outro reboot de produções dos anos 90 que deu certo foi Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros. O retorno ao parque dos répteis mais perigosos de todos os tempos faz parte da lista de filmes recordes de bilheteria do cinema, com um orçamento inicial de 150 milhões e arrecadação de 1,67 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais.

Nessa releitura do filme de 1993, o público retorna ao Parque dos Dinossauros para visitação, mas um dos seres contidos ali possui uma inteligência muito alta, ameaçando todos os visitantes que estão ali. O elenco conta com nomes de peso como Chris Pratt como o personagem Owen Grady e Bryce Dallas Howard, como Claire Dearing.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021)

YouTube vídeo

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa foi o filme mais aguardado de 2021 e, quando foi finalmente lançado, rapidamente se tornou um recordes de bilheteria do cinema. A história trouxe de volta às telonas os dois outros atores que interpretaram o herói antes de Tom Holland: Tobey Maguire e Andrew Garfield, o que acendeu a nostalgia do púbico e fez com que a produção arrecadasse 1,832 bilhão de dólares em bilheteria com um orçamento de 200 milhões.

Nesse filme que faz parte do Universo Cinematográfico da Marvel, Peter Parker (Tom Holland) se vê em uma situação complicada quando sua identidade é revelada. Ele pede para que Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) faça um feitiço para que as coisas voltem a ser como eram antes, mas uma falha no encantamento pode trazer erros irreversíveis à realidade em que vivem.

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

YouTube vídeo

Vingadores: Guerra Infinita iniciou a parte final da saga das joias do infinito no MCU e dividiu o orçamento inicial 400 milhões de dólares com Ultimato, sua sequência direta. Ele foi um recordes de bilheteria do cinema, rendendo sozinho 2,048 bilhões de dólares nas bilheterias.

Aqui, Thanos (Josh Brolin) está prestes a recolher todas as Joias do Infinito para seguir com o seu plano de eliminar metade da população do universo. Cabe aos Vingadores impedi-lo de concretizar esse plano e salvar o dia. Será que eles vão conseguir?

Star Wars: O despertar da força (2015)

YouTube vídeo

Aqui temos mais uma tentativa de revitalizar sagas antigas, assim como O Rei Leão e Jurassic Park. O episódio VII da franquia Star Wars foi um sucesso de bilheteria no cinema, arrecadando 2,069 bilhões de dólares contra o orçamento inicial de 245 milhões, mas acabou dividindo opiniões entre crítica e público sobre a qualidade da obra apresentada.

O Despertar da Força conta sobre como as coisas ficaram após a queda de Darth Vader, com uma nova organização maligna chamada de Primeira Ordem assumindo o posto de vilã na série. Eles estão à procura de Luke Skywalker (Mark Hamill) que está desaparecido e também é procurado pela resistência para ajudar a salvar a galáxia.

Titanic (1997)

YouTube vídeo

Durante muitos anos, a liderança absoluta entre os filmes recordes de bilheteria do cinema foi de Titanic, do diretor James Cameron. O romance baseado na história real maior naufrágio que se tem notícia teve um orçamento de 200 milhões de dólares e uma arrecadação total de 2,245 bilhões de dólares.

O filme conta a história de um desenhista que não tem um centavo no bolso vivido por Leonardo DiCaprio que ganha em uma aposta uma passagem para o Titanic, cujo destino final era os Estados Unidos. No navio, o protagonista se apaixona pela jovem Rose (Kate Winslet), membro da alta classe que também corresponde aos seus sentimentos. Mas, no meio dessa história de amor, um acidente trágico acontece e tudo acaba tomando um rumo inesperado.

Avatar: O Caminho da Água (2022)

YouTube vídeo

Mais de dez anos após seu lançamento, Avatar, o maior sucesso do diretor James Cameron, ganhou uma sequência e rapidamente se tornou um sucesso de bilheteria no cinema. Ele é o terceiro entre os filmes com maiores bilheterias, perdendo apenas para Vingadores: Ultimato e Avatar, seu primeiro filme.

Com um orçamento inicial de 250 milhões e uma arrecadação total de 2,247 bilhões de dólares, aqui a família formada no fim do primeiro filme enfrenta dificuldades. Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoë Saldaña) precisam deixar o lugar que vivem e ir explorar outras áreas de Pandora devido ao ressurgimento de uma ameaça antiga. Será que eles serão capazes de proteger os seus filhos e restaurar a paz no planeta?

Vingadores: Ultimato (2019)

YouTube vídeo

Vingadores: Ultimato dividiu o seu orçamento de 400 milhões de dólares com Vingadores: Guerra Infinita, mas arrecadou muito mais dinheiro que seu antecessor, faturando 2,797 bilhões de dólares nas bilheterias. Ele chegou a ultrapassar Avatar, que era o dono da medalha de ouro por muitos anos, mas acabou perdendo de novo para o título quando esteve em reexibição em 2022.

Após o desastre ocorrido no fim de Guerra Infinita, os Vingadores precisam lidar com perdas e seguir em frente. Porém, uma possibilidade de consertar as coisas envolvendo viagens temporais aparece e os heróis restantes se unem mais uma vez para tentar resolver tudo, apesar dos riscos envolvidos. A história é tão envolvente e atraiu tanta gente para as salas de cinema que seria impossível que ele não acabasse se tornando um dos maiores recordes de bilheteria do cinema de todos os tempos.

Avatar (2009)

YouTube vídeo

E o líder do pódio não poderia ser outro que não Avatar. O filme começou a ser produzido com um orçamento de 237 milhões de dólares e faturou 2,847 bilhões, se tornando um maior recordes de bilheteria do cinema de todos os tempos. O visual apresentado pela obra nos cinemas, principalmente na experiência em 3D, marcou os espectadores de forma bastante positiva, se tornando o principal dos filmes recordes de bilheteria do cinema de sempre.

O filme nos apresenta ao planeta Pandora e a interessante raça alienígena que vive nele, os Na’vi. A atmosfera desse planeta é tóxica para humanos, então foi criada uma espécie de corpo biológico controlado por mentes humanas chamados “avatares” que desejam explorar o local. Um desses avatares pertence aos ex-fuzileiros navais Jake Sully (Sam Worthington) que se encontra paralítico e volta a poder andar por usar um desses corpos artificiais. No meio dessa situação, o personagem acaba se apaixonando por uma nativa e se apegar a Pandora mais do que deveria.

Conclusão

Mas e você? Acredita que a bilheteria torna mesmo esses os melhores filmes de todos os tempos? Mudaria alguma coisa? Nos deixe saber sua opinião sobre os filmes recordes de bilheteria do cinema através dos comentários! Aproveite e confira também nossa lista dos melhores filmes de James Bond de todos os tempos e dê uma conferida no vídeo abaixo!

YouTube vídeo
Nick Narukame
Obtive meu diploma em Letras na Universidade Federal Fluminense e, desde 2011, venho contribuindo com artigos e ensaios sobre a cultura geek para diversas publicações online e impressas especializadas. Meu interesse se estende por áreas como doramas, mangás, cosplay, jogos e, é claro, chocolate. No momento, sou colaborador ativo do Nerd Popular e de outras plataformas digitais.

Deixe um comentário