Você sabia que existem heróis da Marvel sem superpoderes? No universo das HQs produzidas pela empresa ter poderes especiais é mais comum do que o contrário o que faz com que personagens que conseguem combater o crime sem usar nenhuma habilidade sobrenatural se destaquem. Afinal de contas, precisa de muita inteligência e estratégia para vencer um inimigo potencialmente mais forte que você sem aquela ajudinha marota dos poderes especiais, certo?
Pois bem, se você ficou curioso para saber quais são os heróis sem poderes da Marvel, pode continuar com a gente porque preparamos uma lista especial com os onze personagens desse multiverso que resolvem as coisas na raça, sem precisar apelar para o sobrenatural. Será que o seu herói favorito está entre eles? Vem conferir com a gente!
Gavião Arqueiro
Muita gente o conhece dos filmes em live action que compõe o MCU, mas o Gavião Arqueiro é um dos heróis da Marvel sem superpoderes mais habilidosos também das HQs. Ele tem muitas habilidades físicas como agilidade e coisas do gênero por ter crescido no circo junto com seu irmão, com quem fugiu de casa ainda na infância. Claro, também mandando muito bem no arco e flecha que é sua especialidade.
Seu nome verdadeiro é Clint Barton e ele fez sua primeira aparição na HQ Tales of Suspense #57, lançada em 1964 pelas mãos de Stan Lee e Don Heck. Desde então ele vem fazendo história nas aventuras em que aparece, já tendo lutado até mesmo contra heróis extremamente fortes como o Hulk e dado trabalho para ele no processo.
Justiceiro
O Justiceiro é um dos heróis da Marvel sem superpoderes mais conhecidos e queridos pelo grande público. Ele se tornou o Justiceiro contando apenas com seu conhecimento sobre recursos de dar inveja a qualquer um após presenciar o assassinato de sua esposa e seu filho. Ele não é exatamente um herói, á que possui ideais mais focados em vingança do que em ajudar o próximo, mas consegue fazer um grande estrago mesmo sem poder nenhum.
Esse anti-herói da Marvel já ajudou o Homem-Aranha e o Demolidor em assuntos sérios, tendo feito sua estreia na HQ The Amazing Spider-Man #129, lançada em 1974 pelas mãos do roteirista Gerry Conway e dos desenhistas Ross Andru e John Romita. Desde então o Justiceiro vem colecionando diversas outras aparições, tendo tido até mesmo uma série só para ele live action.
Nick Fury
Esse também é um dos heróis da Marvel sem superpoderes que o público conhece muito bem, principalmente os que acompanharam o início da Saga do Infinito no MCU. Nick Fury começou sua carreira como um militar na Guerra Fria e continuou prestando serviços ao governo entrando para a organização S.H.I.E.L.D. após isso. Algum tempo depois ganhou a diretoria dessa organização e começou a pôr em prática o projeto “Vingadores” para reunir um grupo de heróis para manter a Terra segura.
As habilidades de Fury são notórias quando o assunto é espionagem e infiltração. Sua importância para a Marvel também é inegável já que os Vingadores existem por causa dele. A primeira aparição de Nick Fury foi Sgt. Fury and his Howling Commandos #1 lançada em 1963, pelas mãos dos lendários Stan Lee e Jack Kirby.
Viúva Negra
Ainda que tenha recebido uma versão diferente do soro do “super soldado”, Natasha Romanoff não tem poder nenhum, apenas um pouco mais de resistência. Ela faz parte do grupo dos melhores heróis da Marvel sem superpoderes, tendo um destaque gigante no combate corpo-a-corpo e no uso de recursos.
Ela foi treinada desde a infância para ser a assassina perfeita e sabe bem o que está fazendo quando entra em batalha. Também é uma excelente espiã e teve papel importante em diversos arcos das HQs e dos filmes dos Vingadores. Sua primeira aparição em HQ foi em Mystic Comics #4 lançada em 1940, sendo criação de George Kapitan e Harry Sahle.
Ka-Zar
Ka-Zar é um dos heróis da Marvel sem superpoderes mais antigos, mas também um dos menos lembrados pelo público. Ele nasceu na Inglaterra e atendia pelo nome de Kevin Plunder, mas se perdeu ainda muito pequeno em uma floresta e foi parar num mundo diferente onde dinossauros ainda existem. Foi um Tigre Dentes de Sabre chamado Zabu quem ficou responsável por sua criação e, por isso, Ka-Zar, mesmo sem poderes, é forte, ágil e sabe se virar muito bem no quesito sobrevivência.
Apareceu pela primeira vez em Ka-Zar #1 no ano de 1936, pelas mãos de Robert Byrd e Ben Thompson, porém, anos mais tarde, recebeu uma repaginada da dupla Jack Kirby e Stan Lee, retornando na HQ X-Men #10 de 1965. Ainda que alterações tenham sido feitas nessa nova versão, sua origem que lembra muito a de Tarzan foi mantida.
Harpia
Outra heroína que é um pouco esquecida pelos fãs mais casuais, mas sempre lembrada com carinho pelos mais ávidos é Harpia e é claro que ela não poderia ficar de fora da lista dos melhores heróis da Marvel sem superpoderes. Seu nome na verdade é Bobbi Morse e sua carreira começou como agente da S.H.I.E.L.D., sendo treinada em diversos tipos de combate diferentes e dominando boa parte deles.
Mais tarde ela foi ganhando maior notoriedade, principalmente quando luta utilizando um bastão, e recebeu o codinome “Harpia”, sendo uma das melhores agentes no quesito espionagem, entre muitos outros. Ela é criação de Len Wein e Neal Adams e apareceu pela primeira vez na HQ Astonishing Tales #12, lançada em 1972.
Gaviã Arqueira
Seguindo os passos de um outro grande nome entre os heróis da Marvel sem superpoderes, temos Kate Bishop que assumiu o manto de Gaviã Arqueira após os Vingadores originais terem sido desfeitos, integrando um novo grupo intitulado “Young Avengers”. Ela foi treinada pessoalmente por Clint Barton e também por Natasha Romanoff, mostrando muito talento no combate corpo a corpo e também no arco e flecha.
A garota treina bastante desde pequena após passar por um trauma e mesmo antes de entrar para a nova leva dos Vingadores já se envolvia em investigações criminais para ajudar seus amigos. Apareceu pela primeira vez na HQ Young Avengers #1, publicada em 2005 com roteiro de Allan Heinberg e arte de Jim Cheung.
Máquina de Combate
Outro rosto conhecido do grande público por ter aparecido nos live actions do MCU é James Rhodes, um dos heróis da Marvel sem superpoderes mais querido entre todos. Ele é um amigo muito querido de Tony Stark e recebeu dele a armadura que utiliza para lutar, mas com certeza demonstra saber o que está fazendo, servindo como um dos Vingadores mais fortes ao lado do Homem de Ferro.
Apareceu pela primeira vez em Iron Man #118 lançada em 1979 e é criação da dupla David Michelinie Bob Layton. Esse personagem já teve papel importante em diversos momentos ao lado dos Vingadores nas HQS e também no MCU durante o clímax da Saga do Infinito.
Elektra
Elektra também é um dos grandes nomes dos heróis da Marvel sem superpoderes. A garota é o par romântico do Demolidor e é letal no uso de diversas artes marciais ninjas, dominando muitos recursos, mas sendo o sai a sua especialidade. Algumas histórias colocaram a personagem com alguns poderes cedidos por uma entidade demoníaca adorada por uma ceita ninja, mas em momento algum ela precisou usar esses poderes pra mostrar do que é feita.
Já teve um filme live action só dela lançado em 2005 com a atriz Jennifer Garner encarnando seu papel. Já nas HQs sua primeira aparição foi em 1981 em Daredevil #168, criada por Frank Miller.
Radical
Dwayne Taylor é conhecido por muitos como o “Batman” da Marvel por ter uma história de origem muito similar a do herói da DC. Ele cresceu acreditando que seus pais foram assassinados por criminosos e então treinou duro para se tornar uma espécie de justiceiro e fazer com que todos os criminosos paguem por suas crueldades.
Esse outro grande nome da lista de heróis da Marvel sem superpoderes foi introduzido ao universo da gigante dos quadrinhos em 1989 na HQ The Mighty Thor #411, criada por Tom DeFalco e Ron Frenz. Apesar de não ser muito conhecido pelo público, o herói é bastante forte e consegue se garantir bem em combate.
Homem de Ferro
Entre os heróis da Marvel sem superpoderes com certeza Tony Stark é o mais conhecido e o mais amado pelos fãs. Ele é um bilionário extremamente inteligente que está à frente dos negócios de sua família que envolve criação de recursos. Até que um dia é sequestrado por homens que querem o forçar a criar um poderoso recurso para eles. Ao invés disso, Tony constrói uma armadura para ele que o permite sair dali, salvar o dia e se tornar um super-herói.
Apesar de ser bastante conhecido atualmente por conta de sua participação bastante ativa no MCU, o Homem de Ferro é um velho de guerra nas HQs originais. Sua primeira aparição foi em Tales of Suspense #39, lançada em 1963. Seus criadores são, obviamente, a dupla de ouro da Marvel: Stan Lee e Jack Kirby, com participação também de Larry Lieber e Don Heck.
Conclusão
E essa é a lista atualizada contendo os heróis da Marvel sem superpoderes mais fortes apresentados até o momento. Sentiu falta de alguém e queria ter visto ele ou ela nessa lista? Conte pra gente nos comentários! E, claro, aproveite para dar uma olhadinha no nosso artigo sobre os 13 melhores filmes de super heróis de todos os tempos e no vídeo que disponibilizamos abaixo para você!