Os 11 Desenhos Animados Do Cartoon Network Mais Antigos, Ranqueados!

Conheça os velhinhos que ainda fazem sucesso!

Os melhores desenhos animados do Cartoon Network marcaram a infância de muitos jovens adultos de hoje. As histórias malucas e cheias de humor mantinham crianças dos anos 1990 e 2000 grudadas nas telinhas, influenciando gerações com temas que ainda permanecem atuais. Tudo isso, é claro, apresentado por personagens carismáticos e inesquecíveis, que continuam encantando fãs.

Pensando nessa nostalgia, reunimos uma lista especial com os onze melhores desenhos do Cartoon Network mais antigos, avaliados pelo IMDb. Aqui, você vai relembrar grandes clássicos que deixaram um legado inegável na cultura pop. Prepare-se para mergulhar nessa viagem no tempo e descobrir ou redescobrir os títulos que definiram uma era!

KND – A Turma do Bairro (2002)

O desenho KND - A Turma do Bairro
Imagem Ilustrativa: O desenho KND – A Turma do Bairro

KND – A Turma do Bairro é um dos desenhos animados do Cartoon Network mais icônicos dos anos 2000. Lançado em 2002, o show acompanha um quinteto de crianças com codinomes numéricos: Nico (Número 1), Horácio (Número 2), Ukibe (Número 3), Maurício (Número 4) e Abby (Número 5). Juntos, eles enfrentam adolescentes e adultos em missões cheias de humor e criatividade. Tudo isso com muita ação e aventura, o que conquistou o público bem rápido.

Criada por Tom Warburton, a animação contou com seis temporadas e 78 episódios que exploraram de forma divertida a imaginação infantil e as diferenças entre adultos e crianças. Suas histórias bem construídas e personagens carismáticos marcaram a infância de muitos e continuam no coração de muita gente. Com uma nota 7,2 no IMDb, KND – A Turma do Bairro está disponível na plataforma Max, sendo uma escolha perfeita para reviver momentos de pura nostalgia.

As Meninas Superpoderosas (1998)

O desenho As Meninas Superpoderosas
Imagem Ilustrativa: O desenho As Meninas Superpoderosas

Entre os desenhos animados do Cartoon Network que marcaram a infância de muitos, um dos mais icônicos é As Meninas Superpoderosas. Ele foi lançado em 1998, tendo sido criado por Craig McCracken e apresenta um trio de irmãs que são heroínas: Florzinha, Lindinha e Docinho. Elas foram criadas por um acidente químico causado pelo Professor Utônio e, juntas, combatem vilões ameaçadores na cidade de Townsville.

O principal ingrediente para essa mistura ter dado tão certo não é apenas o “elemento X”, mas também seu enredo dinâmico e seus personagens cativantes. Com eles a animação conquistou o público e gerou diversas produções derivadas. Possui seis temporadas e uma série de produtos, se mantendo relevante até hoje. A série tem uma nota de 7,3 no IMDb e está disponível na Max e na Netflix.

O Que Há de Novo Scooby-Doo? (2002)

O desenho O Que Há de Novo Scooby-Doo?
Imagem Ilustrativa: O desenho O Que Há de Novo Scooby-Doo?

O Que Há de Novo Scooby-Doo?, de 2002, é um exemplo de sucesso. A série trouxe uma versão atualizada da clássica equipe de Mistério S/A, com Scooby-Doo e seus amigos Salsicha, Velma, Fred e Daphne, viajando em sua famosa Máquina de Mistérios para resolver casos intrigantes. A trama mistura comédia e investigação, mantendo o formato que consagrou a franquia desde a década de 1960.

Com três temporadas e uma boa recepção, O Que Há de Novo Scooby-Doo? se destaca como uma das produções mais memoráveis dos desenhos animados do Cartoon Network. Sua habilidade de manter a essência da versão original, enquanto trazia novos elementos, agradou os fãs antigos e conquistou novos. A série tem uma nota de 7,3 no IMDb e está disponível no catálogo do Max.

As Aventuras de Jackie Chan (2000)

O desenho As Aventuras de Jackie Chan
Imagem Ilustrativa: O desenho As Aventuras de Jackie Chan

Lançado em 2000, As Aventuras de Jackie Chan é um dos desenhos animados do Cartoon Network mais marcantes. A trama segue o arqueólogo amador e mestre em artes marciais Jackie Chan, que, com sua sobrinha Jade e tio, busca talismãs mágicos com poderes destrutivos. Juntos, eles enfrentam a Mão Negra, uma organização criminosa composta por seres sobrenaturais. A série teve cinco temporadas, totalizando 95 episódios.

O desenho mistura de artes marciais e magia de uma forma que conquistou uma base de fãs muito fiel pelo mundo. Os personagens, como Jackie, Jade e os vilões como Shendu, garantem ação intensa e momentos muito bons. Exibida inicialmente no Cartoon Network e na TV Globo, a animação conquistou uma nota de 7,4 no IMDb, sendo lembrada com carinho até os dias de hoje. Está disponível no catálogo Prime Video.

Du, Dudu e Edu (1999)

O desenho Du, Dudu e Edu
Imagem Ilustrativa: O desenho Du, Dudu e Edu

Outro título que merece estar entre os melhores desenhos animados da Cartoon Network é Du, Dudu e Edu, lançado em 1999. a série segue três amigos com características bem distintas, mas com nomes parecidos. Du é forte, mas não muito inteligente, Dudu é o inteligente e Edu, o líder da turma. Juntos, criam planos para conseguir dinheiro e comprar doces.

Uma das coisas mais marcantes da obra é o humor diferenciado que. Somado com sua criatividade e personagens carismáticos acabam se destacando. Durante suas seis temporadas, Du, Dudu e Edu se tornou um ícone do Cartoon Network, recebendo nota 7,5 no IMDb. A série ainda é lembrada por suas situações cômicas e absurdas e está disponível na Max.

A Mansão Foster para Amigos Imaginários (2004)

O desenho A Mansão Foster para Amigos Imaginários
Imagem Ilustrativa: O desenho A Mansão Foster para Amigos Imaginários

Se você gosta de tramas envolvendo criatividade e elementos sobrenaturais, a melhor pedida entre os desenhos animados do Cartoon Network será A Mansão Foster para Amigos Imaginários. Lançado em 2004, o desenho traz Mac, um garoto de 8 anos, descobre uma mansão que acolhe amigos imaginários e, com o seu amigo Bloo, vive diversas aventuras para garantir que ele não seja adotado por outra criança.

Ele possui seis temporadas e 79 episódios que exploram a amizade entre Mac e seu amigo imaginário de forma profunda. Além da diversão, a animação cativou por suas mensagens sobre amizade e imaginação. Com uma nota de 7,6 no IMDb, A Mansão Foster ainda é lembrada por seus personagens cheios de carisma. Está disponível no catálogo da Prime.

A Vaca e o Frango (1997)

O desenho A Vaca e o Frango
Imagem Ilustrativa: O desenho A Vaca e o Frango

Com uma proposta bastante ousada, A Vaca e o Frango se destaca como um dos mais inusitados desenhos animados do Cartoon Network. Foi lançado em 1997 trazendo um humor absurdamente inusitado e, por vezes, controverso, que conquista pela sua originalidade. A trama gira em torno de dois irmãos adotivos, uma Vaca e um Frango, que vivem aventuras bizarras.

Uma das melhores coisas desse título é como os produtores conduzem a trama de forma que suas piadas sirvam tanto para o público adulto quanto o infantil, servindo situações bem fora do comum em cada episódio. A série, que teve grande sucesso, conquistou uma nota de 7,7 no IMDb, sendo lembrada até hoje pelos fãs de desenhos animados, estando disponível no catálogo da Max.

Os Jovens Titãs (2003)

O desenho Os Jovens Titãs
Imagem Ilustrativa: O desenho Os Jovens Titãs

Se você cresceu assistindo aos desenhos dos anos 2000 com certeza deve conhecer Os Jovens Titãs. Entre os melhores desenhos animados do Cartoon Network, essa obra trouxe personagens famosos da DC em episódios que agradavam tanto crianças quanto o público adolescente e adulto, trabalhando uma trama densa com ação, suspense e até um drama às vezes.

O desenho segue um grupo de jovens super-heróis que, embora ainda novatos, enfrentam vilões poderosos e lidam com as típicas questões da adolescência. O time é formado por Robin, Estelar, Mutano, Ravena e Ciborgue, personagens com histórias e personalidades bem diferentes que trazem um equilíbrio entre uma boa pancadaria e dilemas emocionais. Esse título conquistou nota 7,9 no IMDb e está disponível na Max.

O Laboratório de Dexter (1996)

O desenho O Laboratório de Dexter
Imagem Ilustrativa: O desenho O Laboratório de Dexter

Também dono de uma nota 7,9 no IMDb, O Laboratório de Dexter é outro título que merece estar entre os melhores desenhos animados do Cartoon Network. Lançado em 1996, a série acompanha o brilhante Dexter, um garoto com um laboratório secreto, que tem que lidar com as travessuras de sua irmã Dee Dee. O caos causado por Dee Dee e a inteligência de Dexter criam situações engraçadas e imprevisíveis.

O desenho foi criado por Genndy Tartakovsky e alcançou grande sucesso, com quatro temporadas e uma adaptação para o cinema. O Laboratório de Dexter conquistou prêmios, incluindo três Annie Awards, e obteve uma excelente avaliação de 7,9 no IMDb. Ele está disponível no catálogo da Max.

Coragem, o Cão Covarde (1999)

O desenho Coragem, o Cão Covarde
Imagem Ilustrativa: O desenho Coragem, o Cão Covarde

E a medalha de prata dos melhores desenhos animados do Cartoon Network não poderia ser de outro que não dele: Coragem, o Cão Covarde. A animação lançada em 1999 consegue ser um dos desenhos mais “fora da casinha” da emissora, trazendo elementos sobrenaturais assustadores que fizeram muitas crianças perderem o sono à época de seu lançamento.

Porém, isso não significa que a obra tenha deixado seu humor de lado e todo o carisma de seus protagonistas conquistaram os espetadores desde o primeiro episódio. A história segue um cachorro medroso chamado Coragem que tenta proteger sua dona, Muriel de todos os males possíveis que aparecem no lugar isolado onde ela mora com seu marido, Eustácio.

Entre todos os desenho do Cartoon Network, esse é um dos mais lembrados justamente pelas situações inusitadas trazidas por ele. Alcançou uma nota alta no IMDb, totalizando 8,3 em sua média e atualmente está disponível para ser assistido no catálogo da Max.

Samurai Jack (2001)

O desenho Samurai Jack
Imagem Ilustrativa: O desenho Samurai Jack

Segundo o IMDb, Samurai Jack é o vencedor da medalha de ouro entre os melhores desenhos animados do Cartoon Network. Com uma nota 8,5, a série mistura ação, aventura e uma narrativa única. Exibida entre 2001 e 2004, com um retorno em 2017, ela conquistou fãs de várias idades. A trama acompanha um príncipe japonês que, após ser amaldiçoado, vai parar em um futuro distópico dominado por um ser maligno chamado Aku.

No futuro, ele assume a identidade de Samurai Jack e, em busca de retornar ao seu tempo, enfrenta uma série de desafios. A combinação de arte estilizada, uma história envolvente e personagens profundos fez de Samurai Jack um verdadeiro sucesso marcante, se mantendo relevante até hoje. Está disponível no catálogo do Max.

E esses foram os desenhos animados do Cartoon Network que podem ser considerados antigos e também mais aclamados de todos os tempos! Você sentiu falta de algum? Trocaria algum de posição? Divida sua opinião com a gente nos comentários! Aproveite para dar uma olhadinha também no nosso artigo sobre os melhores animes para iniciantes!

Perguntas que podem te interessar

Onde posso assistir aos desenhos antigos do Cartoon Network hoje em dia?

Em plataformas de streaming como Netflix, Max e Prime Video.

Existe algum remake ou continuação desses desenhos?

Alguns deles tiveram remakes, como Os Jovens Titãs, que ganhou uma versão mais “leve” conhecida como “Os Jovens Titãs em ação”, e As Meninas Superpoderosas.

Quais são os desenhos do Cartoon Network mais aclamados nos anos 2000?

Todos os títulos contidos nessa lista, com destaque para Coragem, o Cão Covarde, As Meninas Superpoderosas e Os Jovens Titãs.

Nick Narukame
Obtive meu diploma em Letras na Universidade Federal Fluminense e, desde 2011, venho contribuindo com artigos e ensaios sobre a cultura geek para diversas publicações online e impressas especializadas. Meu interesse se estende por áreas como doramas, mangás, cosplay, jogos e, é claro, chocolate. No momento, sou colaborador ativo do Nerd Popular e de outras plataformas digitais.

Deixe um comentário